segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pão e Circo

Pão e circo






No Império Romano, o imperador criou a política “panem et circenses” (pão e circo ), por receio e medo de que a população se revoltasse com a falta de emprego e se rebelassem por melhores condições de vida, problemas devidos a expansão do império e pelo êxodo rural. Havia lutas de gladiadores e durante os eventos eram distribuídos alimentos.

O Brasil vive uma situação parecida. Comunidades crescem a um ritmo acelerado e a condição de vida da maioria da população é difícil. O governo, tentando manter a população sob controle, utiliza a mesma tática que os Imperadores Romanos usavam naquela época, criando programas sociais que não melhoram a vida da população de baixa renda, apenas mantém na miséria, deixando todos os que recebem a ajuda, muito felizes e agradecidos.

Ao invés dos circos romanos, temos nossos estádios de futebol e seus times milionários. O efeito político também é o mesmo nas duas épocas: os problemas são esquecidos, já que todos estão interessados no show que vem dos estadios.

Somente com educação, emprego e qualificação é que os brasileiros poderão deixar de precisar das doações e assistência governamental, pois estes são os meios para reduzir a pobreza e assim, se desligar desse vínculo de “pão e circo”.

Precisamos de governos que não se aproveitem das carências de seu povo para obter crescimento pessoal e/ou político, e sim de políticos conscientes de seu papel na sociedade e de toda a sua responsabilidade para com o futuro de milhões de Brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário