segunda-feira, 17 de maio de 2010

Atitude Crítica

Nascemos, crescemos, vamos à escola, faculdade, entramos no mercado de trabalho, buscamos conquistar o nosso espaço na sociedade. Assim caminha a sociedade.


Aprendemos dia após dia, vários conhecimentos em varias áreas, nosso universo é inundado de informações, que chegam através da TV, radio, internet, celular, livros, jornais etc. É comum ter noticias de coisas que julgamos desagradáveis, imorais, repugnantes que muitas vezes nos deixam chocados.

Sabemos que há a imprensa sensacionalista, distorcendo os fatos, transformando-os para que se tornem mais chamativos e exagerados, atraindo a atenção de muitos, mas o que os fatos no meio de informação dizem sobre a nossa sociedade Brasileira? Seria a nossa sociedade realmente corrompida, desprovida de valores éticos e morais?

Usando a filosofia, podemos fazer uma reflexão do que esta acontecendo com a nossa sociedade e tentar chegar a uma solução que mais se adapte dentro da nossa cultura.

Devemos exercer a atitude filosófica de negar, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido. Devemos também, exercer a atitude filosófica positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.

Usar e abusar do O que é? Por que é? Como é?

A cultura é moldada pelos costumes, e, a longo prazo vão se cristalizando na sociedade, tornado-se comuns,a ponto de integrar a legislação fazendo parte do pensamento coletivo.

Vemos todos os dias noticias sobre políticos corruptos, governantes saqueando cidades, Estados, empresas sonegando impostos, cidadãos desrespeitando aquilo que é dever, crimes, assaltos etc e assim, damos exemplos aos jovens e crianças que são o futuro e esperança de uma nação que acreditar ser a nação do futuro, mas esqueça o simples, o presente.

Será que esse futura tão falado, um dia se tornará realidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário