quinta-feira, 27 de maio de 2010


O poder da escolha no consumo






Vivemos em uma época de mudanças velozes, informações em abundância e unificação global. Com a internet, a informação está ao alcance de todos, um privilégio da nossa geração, um belíssimo e precioso presente.

Muito se tem falado em consciência social e ambiental, independentemente do que é falado, existe aquilo que é sentido. É fácil perceber as mudanças que o nosso planeta passa e as mudanças no pensamento e comportamento da humanidade. Mas como podemos, de fato, fazer a nossa parte para que o planeta, que é o nosso lar, caminhe para uma direção da sustentabilidade a modo de preservar a vida?

Quanto maior o poder, maior a responsabilidade. Governos e grandes empresas têm a responsabilidade de conduzir a maior parte das mudanças necessárias para que seja possível a vida existir, pois sem vida não há governo, não há capitalismo e nem mesmo idéias a escrever, mas por outro lado, não adianta cobrar de terceiros e achar que isto é o suficiente.

Devemos usar o sistema para corrigir o sistema, por exemplo usando a lei da oferta e da procura. A partir daí percebemos que o consumidor tem um poder enorme na mão, no bolso melhor dizendo.

Ao comprar um produto, compramos também a marca, a idéia, a atitude, o comportamento e a filosofia da empresa.

A finalidade de qualquer empresa privada é o lucro, não tenha duvida. Cabe ao mercado dizer o que ele deseja. Seria apenas preço? Se o consumidor está interessado apenas em preço, ele está dizendo que não se importa com uma possível exploração dos empregados, fornecedores, mão de obra escrava, mão de obra infantil, desrespeito ao meio ambiente e as leis, entre outros meios para abaixar os custos na produção.

Por isso, o consumidor deve procurar saber a verdade por trás de cada produto. É possível fazer uma revolução em nossos comportamentos fazendo perguntas como: qual a origem do produto, como foi produzido, como a empresa lida com os empregados e fornecedores, se têm projetos sociais e ambientas, se cumpri com as leis do governo, se paga impostos corretamente, se tem baixo emissão de poluentes, se tem baixo consumo de energia elétrica e de combustíveis naturais etc. Busquemos produtos com selos e certificados emitidos pelo governos ou entidades sérias, atestando e garantindo total respeito e comprometimento aos itens acima citados. Usemos os meios de comunicação como a internet, revistas e jornais para obter informações das empresas que são referências nestes itens.

Lembre-se, o dinheiro no capitalismo significa poder. A compra significa sim a uma filosofia. Afinal, que tipo de produto você anda comprando?

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